Youtube – claim, content ID e monetização

Carregaste o teu videoclip, lyric video ou qualquer outro conteúdo vídeo no teu canal de YouTube onde utilizas o áudio de uma faixa que distribuis com a One Level UP Music? 

Vais receber um alerta de claim do YouTube, faz parte do processo de monetização do canal que temos capacidade de fazer através do content ID –  sistema automatizado do YouTube que permite que os proprietários de direitos autorais identifiquem vídeos do YouTube que incluam conteúdo de sua propriedade. 

Quando recebes o claim dos direitos de autor não significa que a One Level Up é detentora dos direitos de autor, significa apenas que está a monetizar esses direitos, na qualidade de licenciada, para poder depois distribuir os respectivos royalties.

É possível a One Level UP proceder ao whitelisting e não receberes esse alerta, mas quando colocamos qualquer canal na lista de permissões, esses canais e os vídeos carregados não são possíveis de serem monetizados pelo content ID.

O Content ID gerou 757,9 milhões de reivindicações únicas ou solicitações de remoção de direitos autorais durante o 1º semestre 2022, o que representou 98,9% de todas as reivindicações recebidas pelo YouTube. O outro 1,1% veio de outras ferramentas de direitos autorais: Webform e Copyright Match.

Apenas 0,5% dessas reivindicações de Content ID foram contestadas pelos uploaders dos vídeos em questão; 99% das reivindicações de Content ID durante esse período foram feitas por meio de detecção automatizada; e 90% das reivindicações de Content ID foram monetizadas – o que significa que os detentores de direitos optaram por deixar os vídeos online, mas reivindicam as devidas receitas.

Share this: