O que é que tudo isto significa? O que é que preciso enquanto artista/editora?
EAN (European Article Number) ou UPC (Universal Product Code)
Este é um código de produto único internacionalmente, muitas vezes visto como um “código de barras” dos produtos. Existe um sistema europeu (EAN) e um sistema americano (UPC). A One Level Up Music, enquanto distribuidora digital, fornece UPC a todas as edições que distribui.
ISRC (International Standard Recording Code)
Identifica o master, para que seja possível a monetização das vendas digitais e receitas de streaming.
Cada faixa tem apenas 1 código ISRC, mas versões diferentes (ou seja, “radio”, remix, remasterizações, etc.) terão de ter um ISRC diferente.
Podes inserir os teus próprios códigos ISRC. Descobre como obter o teu próprio código ISRC na qualidade de produtor fonográfico AQUI. Ao trocar de distribuidor, deves guardar e usar os mesmos códigos ISRC, especialmente se quiseres manter as tuas estatísticas (número de streams, visualizações, followers, etc.)
ISWC (International Standard Musical Work Code)
Identifica uma composição e geralmente é atribuído pelo teu publisher ou pela sociedade coletiva onde estás inscrito enquanto autor, como a SPA, SACEM, etc. Uma composição é uma obra musical, vocal ou instrumental. Este código protege os elementos musicais da música como a melodia e a letra (creditados ao compositor e letrista). Uma mesma composição musical (apenas um ISWC) pode ter mais do que uma versão de gravação (diferentes ISRC).
O ISWC ainda não faz parte da metadata obrigatória que a indústria da música define para a distribuição digital, mas esperamos poder inovar em breve e contemplar este campo de informação no backoffice da One Level Up Music.